sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Self-Checkout essa tecnologia pega no Brasil?

O conceito de “self-checkout” representa um enorme avanço na organização de lojas e no atendimento ao cliente. Existem aproximadamente 200 mil terminais em operação no mundo atualmente e o modelo está conquistando a preferência dos consumidores internacionais. A grande vantagem é o autoatendimento para o varejo que permite aos clientes maior agilidade e comodidade no checkout, sem o auxílio de funcionários (que podem ser direcionados a outras tarefas). A solução tem design inovador e ocupa pouco espaço, além de acelerar o atendimento e reduzir o custo operacional.

O Self-Checkout tem conceito básico de funcionalidade assim: você passa o código de barras dos produtos em um leitor no caixa automático e depois o coloca em uma balança que fica ao lado do leitor – isso serve para a máquina conferir se o peso da mercadoria confere com o produto que foi registrado.
No caso de frutas e verduras, é preciso colocar os produtos em duas balanças. Na primeira, os produtos são pesados e o preço é informado. A segunda serve para checar novamente se o peso está de acordo com o produto. É o próprio usuário quem insere no sistema qual é a fruta ou verdura que está sendo pesada, a partir de uma tabela com desenhos e nomes. Logo em seguida o monitor exibe as compras escaneadas, o cliente finaliza a compra e efetua o pagamento com cartão de credito ou debito e é emitido um cupom NFC-e no término da operação.
Essa novidade é uma aposta do setor mercadista para diminuir filas e aperfeiçoar o atendimento, algo semelhante ao que aconteceu com os caixas eletrônicos de redes bancarias.
O self-checkout ou autoatendimento chegou ao mercado brasileiro há pouco tempo e ganha cada vez mais usuários no cotidiano das lojas, uma vez que já existem perfis de clientes que preferem ser atendidos por meio da tecnologia. Todo processo de compra acontece exclusivamente pela interação do cliente com o equipamento. De acordo com alguns mercadistas, o retorno dos clientes sobre a solução tem sido muito positivo. “Elogiam muito e depois que entendem o conceito, passam a usar com mais frequência”. O perfil do cliente que utiliza a solução de self checkout geralmente é o mais antenado às novas tecnologias. Geralmente são aqueles mais abertos às inovações e mudanças tecnológicas.
Algumas vantagens que o Self-Checkout trás são:
  • Redução de custos operacionais;
  • Agilidade no atendimento;
  • Aumenta a capacidade de atendimento sem a necessidade de novos gastos em contratação e treinamento;
  • Otimização da equipe de colaboradores e aumento da produtividade;
  • Permite usufruir melhor do ambiente com a instalação de até três Self Checkouts no espaço utilizado por apenas um PDV convencional;
  • Manter-se atualizado, seguindo a tendência de autoatendimento aplicada na América do Norte e Europa;
  • Possibilidade de uso paralelo com os caixas convencionais, permitindo aos clientes a possibilidade de escolha;
  • Pode ser instalado em ilhas de 4 a 6 equipamentos com um funcionário supervisionando a operação;

Apesar da grande novidade e tecnologia, a maioria dos grandes mercadistas ainda tem receio de adotar o self-checkout devido ao risco de fraudes e incerteza a respeito a aceitação dos clientes. Agora temos que esperar para ver ser realmente essa tecnologia pega.

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