O conceito de “self-checkout” representa um enorme
avanço na organização de lojas e no atendimento ao cliente. Existem
aproximadamente 200 mil terminais em operação no mundo atualmente e o modelo
está conquistando a preferência dos consumidores internacionais. A grande
vantagem é o autoatendimento para o varejo que permite aos
clientes maior agilidade e comodidade no checkout, sem o auxílio de
funcionários (que podem ser direcionados a outras tarefas). A solução tem
design inovador e ocupa pouco espaço, além de acelerar o atendimento e reduzir
o custo operacional.
O Self-Checkout tem
conceito básico de funcionalidade assim: você passa o código de barras dos
produtos em um leitor no caixa automático e depois o coloca em uma balança que
fica ao lado do leitor – isso serve para a máquina conferir se o peso da
mercadoria confere com o produto que foi registrado.
No caso de frutas e verduras, é preciso colocar os
produtos em duas balanças. Na primeira, os produtos são pesados e o preço é
informado. A segunda serve para checar novamente se o peso está de acordo com o
produto. É o próprio usuário quem insere no sistema qual é a fruta ou verdura
que está sendo pesada, a partir de uma tabela com desenhos e nomes. Logo em
seguida o monitor exibe as compras escaneadas, o cliente finaliza a compra e
efetua o pagamento com cartão de credito ou debito e é emitido um cupom NFC-e
no término da operação.
Essa novidade é uma aposta do setor mercadista para
diminuir filas e aperfeiçoar o atendimento, algo semelhante ao que aconteceu
com os caixas eletrônicos de redes bancarias.
O self-checkout ou autoatendimento chegou ao
mercado brasileiro há pouco tempo e ganha cada vez mais usuários no cotidiano
das lojas, uma vez que já existem perfis de clientes que preferem ser atendidos
por meio da tecnologia. Todo processo de compra acontece exclusivamente pela
interação do cliente com o equipamento. De acordo com alguns mercadistas,
o retorno dos clientes sobre a solução tem sido muito positivo. “Elogiam muito
e depois que entendem o conceito, passam a usar com mais frequência”. O perfil
do cliente que utiliza a solução de self checkout geralmente é o mais antenado
às novas tecnologias. Geralmente são aqueles mais abertos às inovações e
mudanças tecnológicas.
Algumas vantagens que o Self-Checkout trás são:
- Redução
de custos operacionais;
- Agilidade
no atendimento;
- Aumenta
a capacidade de atendimento sem a necessidade de novos gastos em
contratação e treinamento;
- Otimização
da equipe de colaboradores e aumento da produtividade;
- Permite
usufruir melhor do ambiente com a instalação de até três Self Checkouts no
espaço utilizado por apenas um PDV convencional;
- Manter-se
atualizado, seguindo a tendência de autoatendimento aplicada na América do
Norte e Europa;
- Possibilidade
de uso paralelo com os caixas convencionais, permitindo aos clientes a
possibilidade de escolha;
- Pode
ser instalado em ilhas de 4 a 6 equipamentos com um funcionário
supervisionando a operação;
Apesar da grande novidade e tecnologia, a maioria
dos grandes mercadistas ainda tem receio de adotar o self-checkout devido ao
risco de fraudes e incerteza a respeito a aceitação dos clientes. Agora temos que
esperar para ver ser realmente essa tecnologia pega.
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